TMACUL

SEGUIDORES DE OBJETOS

Blog Post created by TMACUL Champion on Dec 30, 2015

Se tem uma coisa que dá muito trabalho na SDM é administrar as regras de notificação de atividade, condições SPEL e modelos de mensagem. A coisa se complica ainda mais quando criamos regras de notificação para atender finalidades muito pontuais ou mesmo públicos bem específicos.

Quanto a atender regras do processo, OK. É pra isso que a SDM foi criada. Mas ter que atender necessidades pessoais, daí já muda completamente de figura.

 

Para ilustrar o problema, destaco alguns exemplos de necessidades "especiais" que surgem no dia a dia:

 

Eu, Daniel, quero...

1) ... ser informado sobre qualquer incidente que seja criado envolvendo o serviço XYZ;

2) ... ser informado sobre qualquer mudança que ocorra com o IC XYZ.

3) ... poder ter autonomia para gerenciar as notificações que eu recebo de forma que seja possível incluir ou excluir atividades do meu interesse.

 

Notem que alguns desses "desejos pessoais" podem ser atendidos nativamente na ferramenta desde que algum administrador atenda esta demanda interminável. Mas imagine ter que administrar estas preferências pessoais de centenas de usuários... Bem difícil, não?

 

Por conta disso, tive uma ideia ontem que pode ajudar a minimizar estes problema. Então lá vai...

 

A IDEIA

Imagine criar um botão na SDM chamado "Seguir" no estilo "subscribe/unsubscribe". Este botão estaria disponível nos formulários de itens de configuração, incidentes, problemas, solicitações, ocorrências e mudanças.

Quando o usuário clicasse nesse botão em um ítem de configuração, por exemplo, este usuário seria automaticamente incluído na lista de "contatos atribuídos do IC" (objeto LREL lrel_cenv_cntref). E nas regras de notificação dos tickets seria incluído o objeto de notificação "Outros contatos de ICs" para as atividades desejadas. Isso faria com que o usuário fosse notificado automaticamente a partir de qualquer ticket que estivesse associado ao IC "seguido".

Agora se este botão fosse clicado em um incidente por exemplo, este usuário seria automaticamente incluído na "lista de contatos interessados" do ticket fazendo com que todas as notificações geradas para este ticket fossem enviadas ao usuário "seguidor".

Paralelo a isso, no formulário do contato a aba "Ambiente" seria renomeada para "IC's seguidos" listando todos os IC's que estão atribuídos a este contato e além disso, nesta aba seria possível associar IC's ao contato de uma forma mais ampla.

 

RESULTADO

Eu sei que esta ideia não resolve todos os problemas mas acho que ela contribui muito para que o próprio usuário defina suas áreas de interesse e ao mesmo tempo, não sobrecarregue tanto os processos que deveriam estar se preocupando com coisas bem maiores dentro da organização.

 

IMPLEMENTAÇÃO

Comecei hoje o desenvolvimento e pensei em utilizar a operação nativa "UPDATE_LREL" mas o problema é que esta operação e sua respectiva função javascript exige um formulário intermediário para selecionar os objetos que serão incluídos ou excluídos no objeto LREL. E assim não facilita pro usuário.

Por conta disso, pensei em criar uma nova operação na SDM chamada "zFOLLOW_OBJECT" que faria todo este trabalho de manipulação dos objetos LREL.

 

O que acham?

Alguém já fez algo semelhante?

Como você administra este problema?

 

Conto com a sua participação.

 

Publicado Originalmente: 22 de outubro de 2015 às 12:59

Em: CA SDM Brasil - facebook

Por: daniel-bighelini

Outcomes