TMACUL

UMA IDEIA INTERESSANTE: 03/10/2015

Blog Post created by TMACUL Champion on Jan 1, 2016

UMA IDEIA INTERESSANTE:

Recentemente fizemos uma pesquisa de satisfação com os usuários da ferramenta SDM em minha organização e os resultados de forma geral foram muito satisfatórios. Mas nem tudo são flores...

O único critério avaliado que não recebeu notas boas foi a usabilidade. Mais especificamente a interface da ferramenta.

 

A grande verdade é que a pesquisa de satisfação só serviu para transformar uma suspeita nossa em fato. E de fato os usuários consideram a interface da SDM um tanto confusa. E existe uma explicação bem coerente que justifica esta reclamação.

 

A maioria das ferramentas que utilizamos diariamente tem um design bem similar.

O conceito de botões nem é mais utilizado, não existem mais barras de menu, nem popups, além do design ser sempre muito simplista. Este antigo conceito de exibir um universo de funcionalidades já "caiu por terra" a muito tempo. E por um motivo bem óbvio:

Não adianta agradar apenas 10% dos usuários diferenciados se a grande maioria dos usuários "comuns" só quer simplicidade e objetividade. Chega a ser irracional fazer isso.

 

Experimente analisar criteriosamente os serviços Facebook, Gmail, Instagram, Twitter, Outlook e tantos outros serviços populares. Se comparar apenas os serviços da Google fica ainda mais fácil perceber que a interface precisa utilizar um estilo bem minimalista.

 

Por conta disso resolvi pensar a respeito para tentar resolver esse "probleminha" da SDM.

 

Tentem imaginar uma página inicial da SDM no estilo Gmail. Imaginem uma "Caixa de entrada" que exibe todos os tipos de tickets/tarefas sinalizando estes itens com cores e ícones diferenciados. Os usuários são muito visuais e uma imagem vale mais que mil palavras.

Ações de encaminhar (transferir), responder (solucionar), excluir (cancelar/fechar), poderiam estar presentes nessa tela.

 

Em uma primeira versão desta interface, quando o usuário tentasse abrir algum item, o formulário do objeto seria aberto utilizando o framework nativo da ferramenta. Em um segundo momento quem sabe, poderiam ser desenvolvidos frames de mini-preview para estes objetos com o mesmo design.

E além da caixa de entrada, imagine a opção de "Histórico" ou "Atividade recente" que exibiria todas as atividades que o usuário realizou recentemente na ferramenta SDM. Não interessando em que objeto esta atividade ocorreu, tudo precisa ser exibido no mesmo lugar.

 

Em suma, acabei ficando animado com está ideia.

Pensei em desenvolver isso em um formulário HTMPL, com JavaScript, jQuery e AngularJS e outros formulários de apoio para fazer consultas na base.

Logicamente este formulário ficaria dentro do contexto da aplicação SDM. Seria apenas um formulário diferenciado com recursos inovadores.

Já fiz isso antes em um formulário que desenvolvemos para exibir de forma mais elegante as categorias de requisições de serviço e os resultados foram excelentes.

 

Se algum implementador aqui do grupo quiser participar deste projeto acho que será bem legal. Quem sabe até a CA compra a ideia.

 

O que acham?

 

Publicado Originalmente: 03 de outubro de 2015 às 18:14

Em: CA SDM Brasil - facebook

Por: daniel-bighelini

Outcomes