TMACUL

DORES DE CABEÇA

Blog Post created by TMACUL Champion on Jan 27, 2016

DORES DE CABEÇA


"O pior problema é aquele que você pensa que não tem". (Daniel Bighelini)


Essa frase só me vem à tona quando dedico algum tempo observando os logs da ferramenta SDM. Pode parecer exagero, mas não é.
É sabido que a ferramenta é muito estável mas não convém abusar da sorte ou displicência. Customizações que não sejam feitas com o devido cuidado causarão muitas dores de cabeça para os administradores. Pode acreditar...

Por conta disso resolvi escrever algumas dicas para prevenir algumas situações:

 

1) OBSERVE OS LOGS
Mensagens de erro podem ocorrem ocasionalmente na ferramenta mas não frequentemente. A frequência indica que um ou mais problemas precisam ser resolvidos.
Mensagens dos tipos ERROR, FATAL, SEVERE_ERROR e CRITICAL precisam ser observadas e tratadas com total prioridade.

 

2) TRIGGERS PRE_VALIDATE & POST_VALIDATE

Estes tipos de trigger não podem conter erros porque são executadas sequencialmente pelos processos SPEL_SRVR e WEBENGINE. Se uma trigger falhar, a ferramenta começará a empilhar a execução de outras triggers subsequentes e por fim a ferramenta cai. Esse é o tipo de problema mais comum que vejo em instalações de SDM. Para resolver esse problema é necessário monitorar os logs frequentemente e fazer o tratamento de exceção adequado em todos os códigos SPEL customizados.

 

3) PROCESSO REP_DAEMON
O processo que gerancia anexos na ferramenta é um processo muito sensível e precisa ser bem configurado para evitar que a ferramenta fique indisponível ou lenta quando um usuário anexa um arquivo a um chamado, por exemplo.
Limitar o tamanho dos arquivos que podem ser anexados é indispensável.

 

4) ANTIVÍRUS E FIREWALL
Os assuntos antivírus e firewall geralmente são um caso a parte com qualquer ferramenta instalada em servidores de aplicação. Problemas do tipo "notificações não enviadas", "pdm_mail_nxd caindo" ou "processos ficando instáveis ou reiniciando" podem ser facilmente resolvidos incluindo a pasta da ferramenta na lista de exceções de verificações do firewall e antivírus.

 

5) FORMULÁRIOS INCOMPATÍVEIS
Cada formulário HTMPL possui uma versão geralmente indicada na última linha do formulário. Quando uma migração de versão ocorre com a ferramenta ou um simples patch/textfix é aplicado, é necessário verificar se algum formulário nativo foi alterado para uma nova versão. Se isso ocorrer, as customizações deverão ser obrigatoriamente portadas para a nova versão do formulário.

 

6) CUSTOMIZAÇÕES DESNECESSÁRIAS
Antes de customizar, questione a CA através de chamados abertos no portal qual alternativa é recomendada para contornar a situação. Converse com outras empresas para verificar alternativas. Desta forma é provável que novas possibilidades de solução sejam viabilizadas.

 

Até a próxima.

 

publish originally: January 26 of 2016 23:00

From: CA SDM BRASIL

By: Daniel Bighelini

 

 

Before open a support issue - Environment Informations

CA SDM - CA Service Desk - AHD Codes - Error

 

CA Service Desk & LDAP Integration - troubleshooting

 

CA SDM Brasil Sumário - Índice

Summary CA Service Management Community

 

Outcomes